Mesossauro, entre América do Sul e Africa
- Thaís Marchioro
- 22 de jun. de 2015
- 1 min de leitura

Mesossaurideos são répteis que viveram durante o Permiano (~ 250 Ma) e são encontrados em rochas da Bacia do Paraná e na Bacia do Karoo.
São de grande importância já que além de servir de correlação entre as Bacias também reforça a tese da Deriva Continental. Foram descritos primeiramente no continente africano, 20 anos depois foi encontrado o primeiro fóssil no Brasil.
Os mesossauro apresentam de modo geral o copo esguio com cauda longa e lateralmente deprimida, crânio triangular com membros anteriores mais curtos que os posteriores.
O animal apresenta adaptações para o meio aquático e através da sua morfologia foi possível distinguir três morfotipos: Mesosaurus, Stereosternum, Brazilosaurus.

Na Formação Irati (Bacia do Paraná) é possível encontrar os três morfotipos: Stereosternum e Brazilosaurus preservados em calcários e Mesosaurus nos folhelhos. Por essa característica, se interpretou que os dois primeiros habitavam águas mais rasas que o terceiro. Os estudos morfológicos também permitem interpretar que os fósseis em calcário periodicamente iam à costa para botar ovos.
Durante o Permiano acredita-se que a Bacia tenha sido invadida pelo mar num ciclo transgressivo. O mar Irati-Whitehill, era caracterizado por um clima ameno, calmo, restrito, de baixa salinidade e profundidade variável, habitado por diversas populações. Em certos momentos o cenário era acometido por modificações paleoambientais significativas, desencadeadas por grandes tempestades, esta responsável pela mortandade dos mesossaurideos.

Reconstituição do mar Irati-Whitehill (autor desconhecido)
Para saber de onde são essas informações e mais curiosidades sobre Mesossauros clique aqui!
Commentaires